Cidade de Torres Vedras sem trânsito no centro
Encerramento da circulação rodoviária foi aprovado em reunião por unanimidade.
Visitar o centro histórico de Torres Vedras de carro ou de mota vai deixar de ser possível a partir do dia 16. A decisão foi tomada esta terça-feira, por unanimidade, em reunião de câmara.
No total, a autarquia aprovou um conjunto de 16 medidas com vista a eliminar a circulação automóvel no centro da cidade. No coração de Torres Vedras circulam, diariamente, cerca de mil veículos, a maioria dos quais não estaciona nos parques existentes nesta zona da cidade, com 250 lugares disponíveis.
O largo de São Pedro, cuja igreja abriu ao público há vários meses, após obras de restauro, deixa de ser atravessado por veículos e passa a ter uma utilização exclusivamente pedonal, assim como a rua Miguel Bombarda, a praça do Município, a rua Dr. João de Meneses e a praça de Wellington.
Outra das medidas previstas pelo município passa pelo alargamento dos transportes públicos da cidade, com uma frequência de 30 a 45 minutos, ao centro histórico.
Desta forma, vão surgir paragens junto ao Mercado Municipal e no início da rua Horta Nova para os autocarros da Linha Verde, que efetuam o percurso que liga a avenida Tenente Coronel João Luís de Moura à rua Raimundo Porta, seguindo até ao Terminal Rodoviário. A autarquia vai criar mais lugares de cargas e descargas no centro histórico, destinados aos comerciantes.
De acordo com o presidente da câmara, Carlos Bernardes (PS), as medidas visam "valorizar o património histórico-cultural, diminuir o ruído e a poluição, promover o uso de transportes públicos, em detrimento do veículo particular, e restituir aos cidadãos o espaço público".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt