Cocaína em arroz rumo a Portugal
Rede utilizava um programa das Nações Unidas para levar droga.
Usavam um programa humanitário das Nações Unidas para embarcar centenas de toneladas de arroz da Argentina para a Guiné-Bissau. Mas com o cereal seguiam também mais de 30 quilos de cocaína. A droga estava engenhosamente impregnada no arroz e tinha Portugal como destino final.
A polícia da Argentina acabou com o esquema. Detiveram 13 pessoas – argentinos e colombianos – e apanharam a droga. A rede usava como fachada o programa Fome Zero, da ONU.
O método para disfarçar a cocaína é pouco visto, mas aparentemente simples. A cocaína é diluída em água e nesse líquido é depois colocado o arroz, que recebe uma fervura e absorve a cocaína. No destino final, e através de um processo químico, a droga era depois separada do arroz. As autoridades argentinas afirmam que o arroz iria inicialmente para a Guiné-Bissau. Daí seguia depois com destino para Portugal e também para Espanha. Os 30 quilos de cocaína apreendidos foram avaliados em mais de um milhão de euros. A Polícia Judiciária foi avisada deste novo esquema detetado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt