Cofundador da Altice Armando Pereira detido após buscas
Hernâni Vaz Antunes, braço direito de Armando Pereira, está em parte incerta.
Armando Pereira, cofundador da Altice, ficou esta quinta-feira detido após as buscas na sua casa em Guilhofrei, Braga. Hernâni Vaz Antunes, conhecido por ser o braço direito de Armando Pereira, está em parte incerta.
Armando Pereira passou a madrugada desta sexta-feira na PSP de Moscavide.
Jéssica Antunes e Álvaro Gil Loureiro são as outras duas pessoas detidas na operação policial em que foi detido Armando Pereira. Em causa estão crimes de branqueamento, fraude fiscal, entre outros, na alienação de um conjunto de prédios do antigo fundo imobiliário da Marconi, situados na zona de Picoas, em Lisboa, e avaliados em centenas de milhões de euros.
Segundo o DCIAP, "está ainda a causa a prática de crimes de branqueamento e de falsificação, com a utilização de estruturas societárias constituídas no estrangeiro".
De acordo com a mesma fonte, foram apreendidos documentos relevantes "para a prova dos ilícitos indiciados bem como objetos representativos do resultado dos mesmos, tais como viaturas de luxo e modelos exclusivos com um valor estimado de cerca de 20 milhões de euros".Em causa está também uma lesão ao Estado de 100 milhões de euros. "Os factos indiciam práticas de deslocalização fictícia da domiciliação fiscal de pessoas e de sociedades, com aproveitamento abusivo da taxação reduzida aplicada em sede de IRC na Zona Franca da Madeira. Esses factos são suscetíveis de constituir crimes de fraude fiscal qualificada, sendo estimado que a vantagem ilegítima alcançada pelos suspeitos em sede fiscal tenha sido superior a 100 (cem) milhões de euros", refere o DCIAP.
Esta quinta-feira, as autoridades efetuaram buscas nas casas de Armando Pereira e Hernâni Vaz Antunes. A Altice Portugal confirmou também "que foi uma das empresas objeto de buscas" no cumprimento de mandado do Ministério Público e que "encontra-se a prestar toda a colaboração" solicitada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt