Drone leva telemóveis até à cadeia de Custoias

Torres de vigia estavam sem guardas prisionais.

14 de março de 2019 às 09:01
Cadeia de Custóias, em Matosinhos Foto: Rui Oliveira
Drone Foto: Getty Images
Drones Foto: Getty Images
prisão, grades, cela, mãos Foto: Getty Images
prisão, grades, recluso Foto: Tiago Sousa Dias

1/5

Partilhar

Um drone sobrevoou, na madrugada de terça-feira, as instalações da cadeia de Custoias, em Matosinhos, e deixou cair no pátio da ala A um saco que continha um pacote de leite com três telemóveis e um carregador.

Os aparelhos foram apreendidos pelos guardas prisionais, que não conseguiram apanhar o drone nem perceber quem o pilotava.

Pub

O caso foi detetado pelas câmaras de videovigilância, numa altura em que nenhum guarda estava nas torres de vigia.

Pub

"Não é a primeira vez que acontecem estes problemas com drones. E isto é algo que nos preocupa. Desta vez foram os telemóveis que caíram dos drones, mas podiam ter sido armas de fogo. E nesse caso ia ser um problema bem maior", disse esta quarta-feira ao CM fonte do Sindicato dos Guardas Prisionais.

O saco com os objetos caiu no recinto da cadeia pelas 02h30 e só não chegou aos reclusos porque foi detetado a tempo.

"Foi sorte eles terem visto o drone pelas câmaras de vigilância, até porque estava escuro. O grande problema é que ninguém estava nas torres de vigias, porque não há pessoas. São seis e estavam todas sem pessoal", explicou o sindicato.

Pub

PORMENORES 

Aparelhos com internet

Os três telemóveis que caíram no recinto são recentes e com ligação à internet. Seria a partir deles que os reclusos conseguiriam contactar com o exterior ou fazer vídeos para a internet como aconteceu recentemente na cadeia de Paços de Ferreira.

Pub

Buscas nas cadeias

Depois dos diretos que alguns reclusos fizeram para as redes sociais de festas na cadeia de Paços de Ferreira ocorreram buscas no estabelecimento prisional. A última aconteceu no dia 25 de fevereiro. Foram apreendidos 18 aparelhos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar