"Escândalo sem fim" e um "perito em fugas": Imprensa internacional reage à evasão de Vale de Judeus

Ingleses e argentinos recordam historial violento de dois reclusos desaparecidos.

08 de setembro de 2024 às 16:04
Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A fuga da prisão de Vale de Judeus mereceu o destaque imediato da imprensa portuguesa. No entanto, e dada a presença de três reclusos estrangeiros no grupo de cinco que escapou no sábado do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, os jornais estrangeiros também destacaram o incidente em Lisboa.

Argentinos destacam "perito em fugas"

Pub

Da América do Sul chegam notícias sobre Rodolfo Lohrmann, o perigoso fugitivo argentino, mais conhecido como 'El Ruso', que tem um longo historial de violência, tanto na Argentina, onde nasceu, como em Portugal, onde foi detido.

"Mais de duas décadas depois do sequestro e assassinato do jovem Cristian Schaerer, o principal suspeito do crime, Rodolfo, fugiu da cadeia onde estava detido em Portugal e onde esperava a sua extradição para a Argentina. Schaerer foi sequestrado a 21 de setembro de 2001 e nunca mais se soube dele", refere o jornal argentino La Nacion

Pub

O diário sul-americano detalha, como já é sabido em Portugal, que outros quatro reclusos fugiram com 'El Ruso'.

"Lohrmann e Maidana [outro membro do gang argentino] estiveram desaparecidos durante mais de 14 anos até serem detidos em Portugal, em 2017, onde residiam com falsas identidades", acrescenta o jornal.

O La Nacion refere ainda que membros da autoridade argentina estiveram em Portugal para interrogar os criminosos. Apesar de justiça portuguesa já ter concordado com a extradição de Lohrmann, apenas quando estiver cumprida grande parte da pena dos crimes pelos quais foi condenado em Portugal, o regresso à Argentina só será possível se a justiça belga, onde também cometeu crimes, retire um pedido para julgá-lo.

Pub

"'El Ruso' e o seu grupo são também suspeitos do sequestro e homicídio da filha do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas, em 2005", recorda a imprensa argentina.

O Clarín, também da Argentina, destaca a tristeza da mãe de Cristian Schaerer que, ao saber da fuga, perde a esperança de saber o que realmente aconteceu com o seu filho.

"Não consigo parar de chorar. Lohrmann era a minha única esperança para saber o que fizeram ao Cristian", refere o jornal. "[Vale de Judeus] não foi o primeiro destino de Lohrmann, que também esteve em Monsanto", acrescentam.

Pub

O jornal destaca que Lohrmann é um "perito em fugas" que conseguiu fugir de uma prisão na Bulgária, que prolonga o "escândalo sem fim" da família do argentino.

"Fuga embaraçosa"

Em Inglaterra a fuga de Mark Roscaleer, que já tinha tentado escapar em Monsanto, também é destacada.

Pub

"Prisioneiro violento escapa com uma escada", refere o The Sun, que descreve uma "caça ao homem" da polícia portuguesa. "Foi aberta uma investigação para apurar as responsabilidades na fuga embaraçosa", escreve ainda o jornal britânico.

O Daily Mail fala também num "criminoso violento" que já tinha fugido de uma prisão em Inglaterra. "Entregou-se à polícia em 2015 depois de estar nove dias em fuga", recordam.

"Roscaleer foi condenado a nove anos de prisão em junho de 2020 por roubo e rapto, após julgamento num tribunal do Algarve. O condenado foi acusado de colocar uma braçadeira de cabo de bateria no mamilo e no pénis da sua vítima com um cúmplice", acrescentam.

Pub

A Sky News destaca a falta de torres e de guardas na prisão de Vale de Deus, que permitira a fuga de um prisioneiro "bastante perigoso" como Roscaleer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar