Espanhol e três marroquinos salvos do mar ao largo do Algarve
Tendo todos sido transportados para Faro sem necessitarem de assistência.
Um helicóptero da Força Aérea resgatou, na noite de sábado, numa missão coordenada pela Marinha, um espanhol e três marroquinos que se encontravam à deriva numa lancha rápida a cerca de 46 km do cabo de S. Vicente, no Algarve. Foram os próprios a dar o alerta.
O CM sabe que a presença de uma embarcação daquelas características (cinco metros e a motor) numa zona de separação de tráfego, onde diariamente passam centenas de navios, leva as autoridades a acreditar que estariam a cometer um ilícito quando ficaram se motor. Na lancha apenas foram encontrados bidons de combustível. Nestas circunstâncias, é comum tratarem-se de lanchas rápidas que fazem transbordo de droga de um navio de maior dimensão para terra.
Os quatro homens foram transportados pela Força Aérea para o aeroporto de Faro, onde ficaram entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que investiga as circunstâncias. Estavam bem de saúde e não necessitaram de cuidados médicos.
Em comunicado, a Marinha refere que o alerta foi recebido. pelas 19h30 de sábado. "A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou a operação de resgate dos quatro tripulantes, tendo de imediato divergido para o local três navios mercantes e empenhado uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, um EH-101", explica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt