Exército 'tira notas' do sistema de artilharia que vem para Portugal

Militares acompanharam na Roménia os trabalhos com o obus autopropulsionado CAESAR, de origem francesa.

07 de janeiro de 2026 às 18:47
Militares portugueses e franceses juntos
Militares operam sistema de artilharia em área aberta
Militares perto de um canhão em área de exercícios

1/3

Partilhar

Militares do Exército português, do Regimento de Artilharia n.º 5, tomaram recentemente contacto próximo com aquele que tudo indica venha a ser o futuro sistema de artilharia das Forças Armadas: o obus Autopropulsionado CAESAR, de origem francesa. A ação decorreu na Roménia, durante o exercício da NATO 'Dacian Fall 25', em que os militares portugueses participaram como observadores.

De acordo com o Exército, a delegação portuguesa foi integrada em equipas de um regimento francês "tendo acompanhado de perto procedimentos operacionais, logísticos e de sustentação associados" ao sistema de armas que prevê vir a integrar no quadro do processo de modernização da Força Terrestre 2045. A aquisição será realizada no âmbito do SAFE, o programa europeu de empréstimos para a Defesa.

Pub

Segundo a mesma fonte, a participação permitiu recolher informação técnico-tática considerada relevante para a futura integração do sistema na artilharia de campanha, "reforçando em paralelo a cooperação com as forças francesas, colaboração que se pretende manter através da partilha de experiências e boas práticas entre as duas unidades".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar