Grupo extremista 1143 atacou dois cidadãos indianos em área de serviço
Ataque é uma das situações visadas na megaoperação da PJ para desmantelar o grupo extremista que era liderado por Mário Machado.
Uma das situações visadas na megaoperação da PJ para desmantelar o grupo extremista 1143, esta terça-feira, ocorreu no dia 5 outubro de 2025, pelas 18h40, após a celebração de aniversário do grupo 1143, em Palmela. No regresso a casa, a comitiva do Norte efetuou uma paragem na área de serviço de Aveiras da A1.
Junto à entrada do estabelecimento de restauração encontravam-se dois cidadãos indianos. Um dos elementos do grupo 1143 muniu-se de um bastão que trazia no carro e dirigiu-se a uma das vítimas pedindo que lhe beijasse a camisola que envergava. “Beija aqui, beija aqui”, dizia.
Os cidadãos indianos tentaram ignorar a abordagem e seguiram para o interior do estabelecimento. Acabaram por ser rodeados pelos elementos do grupo extremista que diziam: “Volta para o teu país”. Um dos elementos do grupo acabou por desferir uma cabeçada a uma das vítimas que ao cair se agarrou à camisola de outro agressor, rasgando-a.
Os elementos do grupo neonazi começaram a desferir vários murros e pontapés às vítimas. Um dos agressores atirou uma cadeira contra a cabeça de uma delas.
Um dos cidadãos indianos tentou recuperar o telemóvel que lhe tinha sido roubado mas um dos agressores voltou a pegar no bastão usado anteriormente e ameaçou-o: “Não vais falar com a minha mulher senão levas com o pau na cabeça”.
As vítimas voltaram a ser violentamente agredidas. Um dos agressores chegou mesmo a colocar o pé em cima da cabeça da vítima e a calcá-la contra o chão.
As vítimas ficaram com traumatismos generalizados.
A PJ realizou, esta terça-feira, uma operação para desmantelar o grupo 1143, que era liderado por Mário Machado, da qual resultaram 37 detenções e 15 pessoas foram constituídas arguidas por "discriminação e incitamento ao ódio e à violência", entre outros crimes contra imigrantes e minorias étnicas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt