Incêndio sem fim deixa Serra da Estrela pintada de negro

A área ardida é enorme, o que obriga a uma disposição de meios que permita atacar qualquer ponto quente.

23 de agosto de 2025 às 01:30
Basta uma rajada de vento para o inferno voltar a ameaçar casas, pessoas e animais na Serra da Estrela Foto: Pedro Brutt Pacheco
Área ardida na serra da Estrela é enorme Foto: Pedro Brutt Pacheco

1/2

Partilhar

Serra está negra, queimada. O objetivo agora é evitar que os poucos locais ainda verdes sejam pasto para as chamas que consumiram tudo em redor da Estrela há quase duas semanas.

O combate ativo, direto e musculado executado durante a noite permitiu que ao nascer do dia desta sexta feira já não houvesse labaredas ativas na Serra da Estrela, embora se mantivessem em confinamento as povoações de Unhais da Serra, Cortes do Meio, Cortes de Baixo e Bouça.

Pub

A área ardida é enorme, o que obriga a uma disposição de meios que permita atacar qualquer ponto quente. Basta uma rajada de vento para o inferno voltar a ameaçar casas, pessoas e animais.

Ao longo da manhã desta sexta-feira, os meios de combate terrestre contaram com a ajuda de meios aéreos - um helicóptero pesado Kamov e várias parelhas de aviões - que fizeram várias descargas de água no vale encravado e com muitas escarpas de acesso impossível para os bombeiros. As descargas contínuas dos meios aéreos permitiram acabar com os pontos quentes, arrefecer a zona e instalar alguma humidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar