Irmãos sabiam de outros abusos
Rapaz de 21 anos diz ao CM que quer esquecer o drama familiar.
Os irmãos sabiam que havia mais vítimas. A filha mais velha do predador – um reformado que abusou de cinco familiares e mais três crianças – tinha conhecimento de todos os casos que se seguiram após ter sido alvo de abusos. Foi ela que indicou as restantes vítimas à Polícia Judiciária do Porto, depois de ter sido inquirida nas instalações da Comissão de Proteção de Vítimas de Crimes, em Valongo. Mas nunca falou com o irmão sobre o assunto e disse mesmo que teve conhecimento do ocorrido através de outros familiares.
"Não sou capaz ainda de falar. Não quero recordar o que se passou", diz o seu irmão, de 21 anos, ao CM, recusando explicar o pacto de silêncio que, durante anos, atormentou a família.
Em Valongo, onde o caso ocorreu, ninguém sabe como explicar o quadro de abusos – cujos contornos mudaram há cerca de três anos, quando, por motivo de doença, o homem viu ser-lhe amputada uma perna. Está agora preso a uma cadeira de rodas. À Polícia Judiciária do Porto, a filha do abusador, hoje com cerca de 45 anos, disse apenas que desconhecia que o filho dela, de 15 anos, também era vítima de abusos. Foi a denúncia do rapaz que levou a que o caso fosse desvendado.
O reformado, de 68 anos, está já em prisão preventiva, na cadeia de Custoias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt