José Castelo Branco vai a julgamento no caso de violência doméstica contra Betty Grafstein
Socialite faltou ao debate instrutório, a 5 de setembro, por ainda estar em Nova Iorque.
José Castelo Branco vai a julgamento pela acusação de violência doméstica contra Betty Grafstein, com quem ainda é casado.
O debate instrutório, requerido pela defesa de Castelo Branco, teve lugar no tribunal de Sintra, a 5 de setembro sem a presença do arguido de 62 anos, que continua em Nova Iorque (EUA).
Os advogados de Castelo Branco pretendiam convencer a juíza de instrução criminal de que no processo não existiam provas suficientes para avançar para julgamento. No entanto, essa não foi a decisão do juíz no Tribunal de Sintra, vindo o socialite a ser julgado pela prática como autor material com prática consumada de um crime de violência doméstica.
Várias provas conduziram à tomada de decisão de prosseguir para julgamento. O despacho indica que Betty Grafstein se apresentava lúcida, orientada, e com memória ativa, na altura em que foi ouvida, pelo que o seu testemunho é confiável. A joalheira descreveu os abusos físicos e psicológicos por parte do marido. Relatórios médicos que comprovam lesões sofridas pela mulher também auxiliaram à tomada de decisão.
A violência doméstica é punível com pena de prisão de um a cinco anos.
José Castelo Branco continua a negar as agressões.
O Correio da Manhã sabe que Betty quer ser ouvida em julgamento, o que significa que o processo terá de decorrer com alguma rapidez, tendo em conta a idade avançada da joalheira (96 anos).
Tanto José Castelo Branco, como Betty Grafstein estão atualmente nos Estados Unidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt