LÉSBICAS REUNIDAS EM LISBOA
A Associação Lésbica Clube Safo, em conjunto com o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, promovem a partir de amanhã e até domingo, em Lisboa, as I Jornadas Lésbicas. O objectivo é sensibilizar o País para a necessidade de acabar com a discriminação que é feita às mulheres que optam por uma orientação sexual lésbica.
“As lésbicas são duplamente discriminadas porque são discriminadas por serem mulheres e depois pela sua orientação sexual”, explicou Ana Marques, responsável da associação Safo.
Em debate vão estar questões como as lésbicas e a família e a falta de direitos destas mulheres. De fora da discussão ficará a questão da adopção de crianças, pois segundo Ana Marques, “antes, há muitos outros passos a dar”.
Nas jornadas será mais uma vez exigida a regulamentação da lei das uniões de facto e a protecção legal anti discriminação. “Já que se vai alterar na constituição é hora de nos darem protecção legal. É que somos todos os dias vítimas de agressão, mas não podemos recorrer a lado nenhum”, explicou Ana Marques. Outra das questões que as lésbicas querem ver resolvida é a da educação sexual nas escolas.
Nas jornadas será ainda apresentado um estudo do Instituto de De-senvolvimento Social, que analisou as preocupações das lésbicas sobre o que esperam na terceira idade. “A nossa situação leva a que sejamos empurradas para lares, mas aqui não há formação para lidar com isso”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt