Maior traficante de droga português indemnizado pelo Estado por más condições na cadeia

Franklim Lobo vai receber mais de três mil euros.

25 de junho de 2021 às 12:45
Franklim Lobo, em 2008, à entrada do tribunal da Boa-Hora, em Lisboa Foto: Duarte Roriz
Franklim Lobo estava acusado de associação criminosa e tráfico Foto: Duarte Roriz

1/2

Partilhar

Franklim Lobo, considerado pela PJ como o maior traficante de droga português, vai ser indemnizado pelo Estado, após o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ter reconhecido que o homem esteve detido em más condições, em 2019.Franklim vai receber 3300 euros, por danos materiais e imateriais, e 250 euros, para custos e despesas, refere o TEDH.

Recorde que o Tribunal Criminal de Lisboa condenou em abril deste ano o arguido Franklim Lobo a 11 anos de prisão por tráfico de droga agravado, mas absolveu-o do crime de associação criminosa.

Pub

Para esta medida, contribuiu o grande volume de cocaína transportada por via marítima a aérea, com proventos económicos elevadíssimos, e o facto de o tribunal considerar que o arguido atuou com dolo direto, realçando ainda os seus antecedentes pelo mesmo crime, com duas penas pesadas.

Durante o julgamento, Franklim Lobo negou sempre a prática dos factos e arguiu várias nulidades relacionadas com a fase de inquérito e de instrução, nomeadamente escutas telefónicas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar