Mudança para o Porto surpreende Infarmed

Ministro revela mudança um dia depois da Invicta não ter sido escolhida para receber a Agência Europeia do Medicamento.

22 de novembro de 2017 às 08:22
Sede situa-se atualmente no Parque da Saúde de Lisboa, na avenida do Brasil. Vai ser transferida para o Porto em 2019 Foto: João Santos
Infarmed Foto: Inês Gomes Lourenço

1/2

Partilhar

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) vai ser transferida, em 2019, de Lisboa para o Porto. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e a decisão apanhou de surpresa os funcionários daquele organismo.

Fonte oficial do Infarmed disse ao CM que a mudança foi comunicada "hoje [ontem] de manhã, poucas horas antes do ministro fazer o anúncio de forma pública". Também os trabalhadores foram apanhados de surpresa com a notícia e vão por isso reunir-se hoje de manhã, em plenário. A decisão de alteração da sede do Infarmed vai afetar 350 famílias.

Pub

O anúncio surge um dia depois de o Porto ter visto a sua candidatura para receber a sede da Agência Europeia do Medicamento ser excluída - a cidade de Amesterdão (Holanda) venceu a corrida. Mas Adalberto Campos Fernandes negou que a mudança seja uma ‘compensação’ para a cidade do Porto, afirmando que "é o reconhecimento de um enorme trabalho" feito pela região Norte.

As atuais instalações do Infarmed foram alvo de várias melhorias e estavam previstas mais obras, no âmbito da criação do Parque da Saúde. Ao CM, vários funcionários do Infarmed disseram "não perceber o interesse da mudança de localização".

Pub

O CM questionou o Ministério da Saúde sobre os custos da alteração da sede, sobre a justificação para a mudança e também sobre as consequências para os funcionários do Infarmed.

A resposta do gabinete de comunicação foi que "para já não havia nada a acrescentar ao que o ministro disse".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar