Polícia filma manifestação dos sapadores
Polícia com câmara de filmar junto ao Conselho de Ministros, durante manifestação de bombeiros de Lisboa.
A PSP montou esta quinta-feira um aparatoso esquema de segurança para a manifestação de cerca de 200 bombeiros profissionais (sapadores e municipais), junto à presidência do Conselho de Ministros em Lisboa. Além de agentes do Corpo de Intervenção, o CM viu polícias com câmaras de filmar, prontos a recolherem imagens.
Recorde-se que, ainda na segunda-feira, um grupo de bombeiros tentou invadir o Ministério do Trabalho. Esta quinta-feira, o dispositivo montado foi bem mais aparatoso. Além de grades metálicas, a Polícia mobilizou dezenas de efetivos armados.
Registaram-se distúrbios, com o arremesso de very-lights e alguns bombeiros até tiraram a roupa. Ao CM, a PSP garantiu que "o uso da câmara de vídeo na manifestação foi feito nos termos da lei que regula o uso dos equipamentos em público". A manifestação, convocada pelo Sindicato da Administração Local e Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, manteve as palavras de ordem do protesto de segunda-feira.
Os bombeiros estão contra a mudança no regulamento da carreira. Segundo António Pascoal, dirigente sindical, "estas mudanças levam à redução salarial e fazem com que haja bombeiros a trabalharem até aos 60 anos". Caso a reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, a 21 de janeiro, não traga avanços, os bombeiros entram em greve. Os manifestantes entregaram um memorando no Conselho de Ministros e desmobilizaram com a promessa de que o mesmo chegará a António Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt