Polícia Marítima portuguesa resgata 78 migrantes na Grécia
Estavam presos em falésia.
A Polícia Marítima portuguesa em missão na Grécia resgatou 78 migrantes que ficaram presos numa zona de falésias junto ao mar, sem possibilidade de conseguirem sair para terra, após terem atravessado o Mediterrâneo da Líbia para a ilha grega de Gavdos.
Os polícias portugueses, em missão da agência europeia de fronteiras Frontex, resgataram os migrantes ao longo de dois dias. Foram colocados, "em condições adversas" e através do mar, na embarcação portuguesa; e depois transportado para o porto e entregue às autoridades locais para identificação e registo. "Ao longo da operação, foram identificadas situações de especial vulnerabilidade, o que exigiu acompanhamento direto e constante por parte dos operacionais", afirma a Autoridade Marítima Nacional.
"Desde o início da participação portuguesa no Mediterrâneo oriental, a Polícia Marítima tem desempenhado um papel único e fulcral, o qual tem sido reconhecido inúmeras vezes pelas autoridades gregas, nomeadamente em múltiplas ações de salvamento e resgate de migrantes, em estreita coordenação da Guarda Costeira Grega", descreve a mesma fonte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt