"Precisamos de ti”: Marinha está à procura da primeira mulher ‘Fuzileira’

Já houve candidatas, mas a que esteve mais perto do fim acabou por se lesionar.

20 de agosto de 2024 às 01:30
Fuzileiros em operação
Cartaz de incentivo da Marinha
Demi Moore em ‘G.I. Jane’

1/3

Partilhar

A Marinha está à procura da sua ‘G.I. Jane’ (a personagem de 1997 protagonizada por Demi Moore e que se tornou a primeira militar da elite dos Fuzileiros dos EUA) e está a apelar, nas redes sociais, a candidatas que se tornem a “1.ª Fuzileira”, uma vez que esse corpo especial nunca teve uma mulher. “Procura-se. Urgente. Atualmente, ainda não existe nenhuma mulher na classe de Fuzileiros e é algo que queremos mudar, mas para isso precisamos de ti”, desafia.

O concurso, que está aberto até dia 30 de setembro, terá provas iguais para homens e mulheres. Como: 5 elevações na barra; 30 flexões abdominais (tempo máximo de 1 minuto); correr 2400 m em terreno plano (tempo máximo de 12 minutos); nadar 25 metros, em piscina, com controlo respiratório numa técnica ventral, sem apoio nem paragens; em flutuação, mergulhar e recolher uma manilha de 0,2 a 0,5 kg de peso, colocada a uma profundidade entre 2 e 2,5 m.?Ou também, suspenso de um cabo vertical, saltar para uma rede de abordagem e descer por esta; ou descida do slide com alça.

Pub

Há ainda avaliações psicológicas e inspeções médicas. É obrigatório ter nacionalidade portuguesa; 18 a 24 anos de idade; não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efetiva. A Marinha oferece até seis anos de contrato.

O Correio da Manhã sabe que já houve candidatas, que não foram aprovadas ou foram desistindo. O ano passado uma chegou perto do fim do curso mas lesionou-se.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar