PSP alerta para esquema do 'recado da falsa amiga' usado no assalto a casas
Vítimas são preferencialmente mulheres idosas.
A PSP de Lisboa alertou esta semana, nas suas redes sociais, para um novo esquema de furtos em residências, já conhecido como o 'recado da falsa amiga', em que as vítimas são enganadas com pedidos de papel e caneta para a 'visitante' deixar um recado a uma 'amiga' vizinha; e assaltadas quando vão buscar esses objetos.
De acordo com o alerta, as assaltantes dizem alegar conhecer determinado vizinha - ou que em breve irão para ali residir - e que precisam de lhe deixar um recado. Ou então perguntam se podem visitar o apartamento, porque querem adquirir um igual. Abordam preferencialmente mulheres idosas, que sabem passar grande parte do dia sozinhas em casa e muitas vezes padecem de mobilidade reduzida. Enquanto uma das assaltantes interage com a vítima, as outras entram na casa e furtam todo o ouro e dinheiro que encontram.
O grupo de assaltantes é normalmente constituído por duas a três mulheres, entre os 30 e os 40 anos, com cabelos longos de cor preta e têm uma compleição magra. Serão eventualmente apoiadas por um homem que fica ao volante de um carro.
Estes assaltos ocorrem maioritariamente no período da manhã e hora de almoço.
A PSP aconselha a que não se abra a porta a desconhecidos; e solicita que este esquema seja transmitido a familiares e amigos que possam vir a ser potenciais vítimas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt