Roubos aos Correios rendem 750 mil euros

Gang fez 18 assaltos armados no Norte e Centro.

03 de dezembro de 2015 às 18:14
03-12-2015_06_31_23 9344858.JPG Foto: Roberto Bessa Moreira
Partilhar

Durante três anos, o gang atacou carrinhas dos CTT no Norte e Centro do País. Atuavam armados, ameaçavam funcionários e roubavam todo o dinheiro que era transportado. Fugiam, depois, em motociclos potentes. Entre maio de 2012 e maio deste ano, o grupo efetuou 18 assaltos, em 16 locais, e arrecadou um total de 753 mil euros.

Cinco assaltantes – entre eles um ex-funcionário dos CTT – foram agora acusados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, num despacho a que o CM teve acesso. Em causa estão crimes de roubo, associação criminosa, detenção de arma proibida, furto qualificado, recetação e ainda tráfico de armas.

Pub

A acusação do DIAP diz que a ajuda do antigo funcionário dos CTT foi fundamental para planear os assaltos à mão armada. O suspeito trabalhou dez anos na empresa e sabia assim quais os procedimentos adotados no transporte do dinheiro. O grupo de assaltantes, de Gondomar, também estudava com antecedência as rotinas e os percursos das carrinhas que transportavam os valores – muitas vezes para pagamento de pensões.

Os assaltantes atacaram dezoito vezes com violência em Gondomar, Entre-os-Rios, Penafiel, Santa Maria da Feira, Paredes, Vila Nova de Gaia, Marco de Canaveses, Felgueiras, Oliveira de Azeméis, Coruche, Abrantes, Castelo de Vide, Albergaria-a-Velha, Valença, Lamego e Ovar. Dois dos suspeitos, que foram apanhados pela Polícia Judiciária, estão em prisão preventiva e outro encontra-se em prisão domiciliária. Os restantes estão em liberdade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar