Trio escondido em camião luso
Dois refugiados iraquianos e um iraniano apanhados pela polícia.
Escondidos na galera frigorífica de um camião português. Era assim que três refugiados queriam chegar ao Reino Unido. Aproveitaram a distração dos dois motoristas para, em França, se deitarem entre as caixas de vegetais transportadas. Mas enganaram-se: o destino do camião era a Holanda. Acabaram detidos e colocados num centro de acolhimento para ilegais.
Segundo apurou o CM junto das autoridades holandesas, pelas 05h00 de ontem os motoristas – um espanhol e outro polaco – iam trocar de turno de condução na fronteira Bélgica-Holanda quando ouviram barulho vindo da galera do camião. "Chamaram-nos e acabámos por encontrar os refugiados escondidos atrás de caixas de vegetais", explica a polícia.
Acredita-se que os três homens (dois iraquianos e um iraniano) entraram na galera na paragem anterior do camião, 171 quilómetros antes, na cidade francesa de Lille. Estavam vestidos com roupa grossa para resistirem às temperaturas baixas da galera frigorífica, onde viajaram durante pelo menos duas horas.
"Temos a certeza de que os três homens entraram no camião julgando que o mesmo ia para a cidade de Calais [norte de França] e, daí, atravessar o canal da Mancha para Inglaterra", assegura a polícia.
O camião, de uma empresa portuguesa de transportes internacionais, seguiu viagem. As autoridades entenderam que os camionistas acabaram por ser vítimas dos refugiados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt