UM AUTÊTICO MANÁCANÃ

Com o seu sotaque brasileiro, a bispa Sónia puxa pela voz, acompanhada por um coro. “Jesus veio mudar a tua vida, iêêêê. Aleluia” e uma grande salva de palmas. Dias antes do esperado concerto de Madonna, o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, já é palco de um espectáculo com muita música, onde a estrela é outra: Jesus.

11 de setembro de 2004 às 00:00
Partilhar

Milhares de pessoas desde quarta-feira têm assistido no pavilhão à ‘Convenção de Fé’, que comemora os 20 anos da Igreja Maná.

Em busca de milagres, ou de paz para o corpo e a alma, muitos têm aderido em todo Mundo à confissão criada por Jorge Tadeu. “Entre 10 e 12 mil pessoas estiveram aqui por dia”, congratula-se o auto-designado “apóstolo”. A convenção deste ano até foi transmitida em directo “para 400 templos e através da rede cabo/satélite para os lares em vários países”. No pavilhão, estava uma tenda da Maná Sat, o canal de televisão da igreja, já presente em 13 países.

Pub

O rosto de Cesaltina Baptista até se ilumina de felicidade quando fala em tudo aquilo que ganhou quando entrou para a Igreja Maná, há 13 anos. “Tinha uma enfermidade na cara que nenhum especialista conseguiu curar”, conta a doméstica ao CM, explicando só ter conseguido o “milagre”, depois de ter ido à igreja. “Desde então, contribuo com 10 por cento dos meus rendimentos, não porque ninguém manda, mas porque vem na Bíblia”. Os milagres também não são novidade para Emanuel Figueiredo e Ivan Mota, dois jovens estudantes que não perderam pitada da convenção. “Já vimos pessoas com um braço ou uma perna mais curtos, o apóstolo toca neles e o membro cresce à nossa frente”.

"A MIM NÃO ME ENGANAVAM"

Indiferentes ao que se passava no pavilhão, muitos não deixaram de aproveitar a tarde ensolarada de ontem para um passeio no Parque das Nações. “Se tivessem tanto trabalho como eu, não estavam para ali a cantar”, comentou Manuel Domingos, responsável de obra na torre que vai surgindo sobre o centro comercial em frente. Católico desde sempre, critica a contribuição que muitos dão para ir às missas Maná. “Cada um faz o que quer, mas a mim não me enganavam”. Manuel Reis, reformado de 71 anos, diz que é mesmo por isso que não vai em religiões. “As pessoas pensam que é por darem mais dinheiro que alcançam a salvação, mas estão enganadas.”

Pub

"SOU MOÇO DE RECADOS DE DEUS"

(Entrevista a Jorge Tadeu, "apóstolo" e líder da Igreja Maná)

Correio da Manhã – Quem é Jorge Tadeu?

Pub

Jorge Tadeu – Sou apenas um moço de recados de Deus.

Para onde vai o dinheiro arrecadado pela igreja Maná?

Vocês jornalistas têm de aprender a ser mais imparciais e não estarem sempre a levantar essa questão.

Pub

Ele é aplicado na expansão da igreja?

O destino do dinheiro está à vista de toda a gente. Temos um canal de televisão, temos montes de templos, espalhados em vários países. Estamos agora a investir muito em África e no Brasil.

E investem alguma coisa em acção social?

Pub

Sim, também temos obra social. Recolhemos comida, roupas, brinquedos que distribuimos pelas populações mais carenciadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar