Ataque informático à Vodafone afetou bancos. Empresa espera recuperar dados móveis esta tarde

Operadora diz que está em curso uma "investigação aprofundada do ato criminoso".

08 de fevereiro de 2022 às 07:58
Partilhar

A Vodafone foi alvo de uma disrupção na rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque.

A situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

Pub

A operadora disse, em comunicado, já ter recuperado os serviços de voz móvel e que os dados móveis estão disponíveis exclusivamente  ma rede 3G em quase todo o País, mas adianta que "a recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira".

Pub

"Sendo certo que a investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes, não temos a esta data quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos", acrescenta.

Também em países como Espanha e Inglaterra os problemas foram sentidos e a empresa recorreu ao Twitter para comunicar a situação. 

Em conferência de empresa, o CEO da Vodafone Portugal refere que o ataque informático também está a afetar alguns bancos.

"Pedimos desculpa a todos os nossos clientes", afirma Mário Vaz, que fala num "ato terrorista e criminoso à rede" com o "objetivo de tornar a rede indisponível".

Acrescenta ainda que os serviços com redes de dados móveis foram os mais afetados e que se espera que sejam recuperados durante esta tarde.

Pub

Em conferência de empresa, o CEO da Vodafone Portugal refere que o ataque informático também está a afetar alguns bancos.

"Pedimos desculpa a todos os nossos clientes", afirma Mário Vaz, que fala num "ato terrorista e criminoso à rede" com o "objetivo de tornar a rede indisponível".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar