page view

Ganadeiro corrompe na Segurança Social

Carlos Falé Filipe devia mais de 81 mil euros.

23 de novembro de 2015 às 17:26

Carlos Falé Filipe, um conhecido criador de touros com ganadaria e herdade no Redondo, devia mais de 81 mil euros à Segurança Social. Em troca da ajuda de dois responsáveis do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social, aos quais pagou pelo menos 5 mil euros de subornos, conseguiu tratamento preferencial contra as regras do organismo público.

Segundo a acusação do DIAP, à qual o CM teve acesso, Falé Filipe é um dos doze arguidos da rede montada por António Botelho, ex-coordenador do serviço de atendimento do Areeiro do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social, e do seu chefe, Luís Cerqueira, que foi até março, quando foi detido pela Unidade de Combate à Corrupção da PJ, diretor do núcleo de gestão do cliente do organismo.

Em causa estavam dívidas de três sociedades de Falé Filipe. O esquema de corrupção teve intermediários entre o ganadeiro e os dois responsáveis da Segurança Social. Um deles foi o advogado Cláudio Pisco, que combinou em julho de 2014 o encontro entre Cerqueira e Falé Filipe na ganadaria deste, a Herdade das Covas. Depois, Pisco e Cerqueira trataram de certidões e questões pendentes na Segurança Social, das empresas de Falé Filipe, que ficou de fazer dois pagamentos de 2500 euros cada.

O advogado e o diretor da Segurança Social chegaram a ameaçar o empresário: caso não pagasse inviabilizariam a resolução dos problemas. A primeira transferência ocorreu em setembro de 2014. Botelho entrou então em campo e conseguiu um documento único de cobrança para levantamento de uma penhora a uma empresa de Falé Filipe, evitou a cobrança de 20% da dívida e reduziu o valor a pagar por outra empresa. Por estes, e outros favores, Falé Filipe entregou-lhes mais 2500 euros.

O ganadeiro está acusado de 3 crimes de corrupção ativa e um de branqueamento de capitais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8