page view

Dois detidos em protesto de suinicultores

Outro manifestante ficou ferido no IC2, perto de Alcobaça.

19 de abril de 2016 às 20:46

Dois homens foram detidos na noite desta terça-feira junto ao IC2, perto da saída para Évora de Alcobaça. As detenções decorreram durante um protesto dos suinicultores, que cortaram parcialmente a via, despejando um monte de brita no alcatrão. O protesto aconteceu pouco depois de os suinicultores terem cortado a estrada na Venda das Raparigas, perto da fábrica de carnes da Nobre de Rio Maior.

Ao que o CM apurou, as detenções aconteceram na sequência de uma intervenção da GNR para dispersar os manifestantes, que receberam os militares com insultos. Quando o pelotão de intervenção avançou na direção do grupo de suinicultores, alguns deles resistiram e dois acabaram por ser detidos. Um terceiro homem caiu e terá ficado ferido. 

Protesto em Alcobaça

A manifestação dos suinicultores começou na tarde desta terça-feira, com a concentração de camiões junto à empresa de carnes Nobre, em Rio Maior. Os manifestantes despejaram depois um  monte de brita no IC2 (antiga Estrada Nacional 1), na Venda das Raparigas, concelho de Alcobaça.

Suinicultores em protesto cortam IC2

No sentido sul-norte, os manifestantes espalharam brita pela via, o que estava a bloquear o trânsito pelas 20h30, e no sentido contrário os pesados viram-se obrigados a circulara lentamente, sob a orientação da GNR.

O protesto tem por base a contestação à crise do setor, que no último trimestre teve uma quebra de produção na ordem dos 30%.

Os manifestantes protestaram durante a tarde em frente à empresa Nobre, contestando a utilização de carne de porco espanhola na produção de transformados.

Manifestantes cortam trânsito no IC2

Os protestos acabaram por resultar em confrontos com a GNR, quando alguns suinicultores tentaram invadir as instalações da empresa e foram impedidos pelo Pelotão de Intervenção Rápida do Comando Territorial da GNR de Santarém.

O grupo, que chegou a ter mais de uma centena de manifestantes, rumou depois para Venda da Raparigas, nas proximidades da Benedita, onde dois camiões chegaram a impedir a passagem do trânsito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8