page view

Macário Correia espera há cinco meses por investigação a Fundação Irene Rolo

Ex-autarca de Faro e Tavira denunciou várias irregularidades ao iniciar funções na instituição.

18 de dezembro de 2017 às 08:27

Há cinco meses que Macário Correia espera que comece a investigação do Ministério Público na sequência da fiscalização da Segurança Social que determinou que existiam "indícios de crime de participação económica em negócio" na Fundação Irene Rolo, em Tavira.

A carregar o vídeo ...

Macário Correia espera há cinco meses por investigação a Fundação Irene Rolo

A denúncia partiu mesmo do ex-autarca que, ao iniciar funções como presidente do conselho de administração da instituição de solidariedade social, em 2014, detetou uma "gestão pouco rigorosa".

"Já me dirigi várias vezes a Lisboa, à sede da Segurança Social, e por escrito ao gabinete do ministro. Ainda não obtive qualquer resposta", diz ao CM Macário Correia, revelando que existe um prejuízo de cerca de meio milhão de euros em recebimentos irregulares, entre outras situações, que decorreram durante os 15 anos antes de tomar posse.

Macário diz deixar instituição se não houver evolução

Desgastado com a espera para que investigação comece, o ex-autarca de Faro e Tavira, garante que existe uma "inoperância" dos serviços e que o atraso no processo está a deixar a instituição "cada vez mais degradada". "A Fundação Irene Rolo não está em condições de funcionamento normal e não vai estar enquanto a situação não se resolver. Já comuniquei que se não houver desenvolvimentos até ao final deste mês, entrego as chaves", realça ainda Macário Correia. 

PORMENORES

Fiscalização em julho

A fiscalização da Unidade de Fiscalização do Algarve da Segurança Social terminou em julho, quatro meses depois da denúncia de Macário Correia.

CM sem resposta

O CM contactou a Segurança Social na passada sexta-feira para tentar obter um esclarecimento acerca da demora na investigação, mas até ontem não tinha obtido resposta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8