page view

Realizador que esteve na 'manif' de moradores do Jamaica revela medo da polícia

João Salaviza testemunhou no julgamento sumário de jovens detidos por desacatos em Lisboa.

02 de março de 2019 às 10:17

O realizador de cinema João Salaviza acompanhou a manifestação ilegal de 21 de janeiro, na Av.ª da Liberdade, Lisboa, e disse em tribunal que os jovens que acusavam a polícia de racismo no Bairro da Jamaica agiram de forma normal.

Já da parte da PSP, o cineasta ouviu comentários "sexistas e racistas" e viu uma atitude de "desprezo" para com os manifestantes, que eram tratados por "tu". Viu "bastões no ar", "armas apontadas" e fugiu "com medo" ao ouvir disparos.

O Ministério Público pediu a condenação – a penas suspensas ou multas – dos quatro homens detidos, enquanto a defesa pede a absolvição. Os jovens estão indiciados pelos crimes de ofensas à integridade física, injúria agravada, dano e participação em motim. A sentença é dia 7, às 15h30.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8