page view

Padre de Seia suspenso por desviar 16 mil euros da paróquia

Decisão foi tomada esta quarta-feira, durante uma reunião com vários representantes da Igreja.

05 de janeiro de 2023 às 08:45
A carregar o vídeo ...

Padre de Seia suspenso por desviar 16 mil euros da paróquia

O padre de Torroselo, Seia, que desviou 16 mil euros das contas da paróquia está suspenso de todas as funções da Igreja até serem esclarecidos os contornos do desfalque, apurou o Correio da Manhã. A decisão foi tomada esta quarta-feira, durante uma reunião com vários representantes da Igreja, mas só esta quinta-feira será emitido um comunicado oficial com a decisão do afastamento.

“A decisão peca por tardia; todos nós exigimos saber os moldes em que tudo aconteceu. Temos esse direito”, afirma Tiago Domingues, presidente da União de Freguesias de Torroselo e Folhadosa.

O sacerdote Humberto Coelho, 48 anos, já repôs a totalidade do valor em falta. Logo num primeiro momento devolveu, com a ajuda dos pais, seis mil euros e acordou pagar o remanescente às prestações de 400 euros, todos os meses. Os elementos ligados à Fábrica da Igreja continuam a afirmar que não sabiam do desfalque e que foram apanhados de surpresa. Recorde-se que o padre confessou o desvio ao bispo da Guarda, D. Manuel Felício, mas nunca explicou onde aplicou o dinheiro. “O senhor padre cometeu um crime e a obrigação da Fábrica da Igreja era denunciar às autoridades. Exigimos saber em que foram gastos 16 mil euros ou se foram parar ao bolso de alguém”, disse ao CM o paroquiano Sérgio Batista.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8