page view

PJ apreende 195 milhões de euros de cocaína. É a maior apreensão de droga do ano

Três pessoas foram detidas.

30 de agosto de 2024 às 08:45
A carregar o vídeo ...

PJ apreende 65 milhões de euros de cocaína

Desde finais de maio que dois donos de uma empresa de importações/exportações da Batalha e um motorista, com cadastro por roubos e furtos, eram investigados pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (UNCTE/PJ).

Foi possível ligar os três homens à apreensão de 2952 quilos de cocaína, recuperados em junho num armazém da zona de Lisboa, dentro de um contentor com fruta tropical da Costa Rica, que chegou a Portugal através do Porto de Setúbal.

Na quarta-feira, e com a perspetiva de fuga dos três homens com mais 3,6 toneladas de cocaína vindas do Paraguai, a PJ deteve-os.

A carregar o vídeo ...

PJ divulga novas imagens da operação que levou à apreensão de 6,5 toneladas de cocaína

No total, foram recuperadas 6,5 toneladas desta droga, a maior apreensão de 2024, e uma das maiores de sempre da PJ. Está avaliada em 195 milhões de euros. Os detidos estavam na sexta-feira em tribunal.

Se na primeira apreensão efetuada foi possível apurar que a empresa importadora da fruta nada sabia da presença da cocaína, na segunda a UNCTE/PJ confirmou que foi a própria empresa de dois dos detidos a tratar da importação da soja, vinda do Paraguai.

Com o apoio da Autoridade Tributária, o trajeto da mercadoria foi acompanhado.

O contentor chegou na quarta-feira ao Porto de Sines Os três suspeitos desalfandegaram o contentor e levaram-no para a Batalha.

A PJ estava à espera e deteve-os. Foram apreendidas as 3,6 toneladas de cocaína.

Apreendidos cinco carros

Além da droga, os inspetores da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico da PJ apreenderam aos suspeitos cinco carros. Três deles, apurou o CM, são de gama alta, adquiridos, ao que tudo indica, com o dinheiro do tráfico.

Mais detenções

O CM sabe que a investigação da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico continua. A Polícia Judiciária quer chegar aos suspeitos que ajudaram os três homens agora detidos a desalfandegar a droga apreendida em junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8