Segundo fonte policial, um dos estabelecimentos visados localiza-se no distrito de Lisboa, outro no distrito de Setúbal.
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ), realizada na quarta-feira, que desmantelou uma rede que introduzia anabolizantes em prisões, deteve três pessoas e constituiu 10 arguidos, entre os quais dois guardas prisionais.
Fonte policial explicou à Lusa que a operação foi desencadeada "pela suspeita de que guardas prisionais estariam a ser utilizados para introduzir produtos proibidos", nomeadamente anabolizantes, no sistema prisional, "mediante contrapartidas patrimoniais" e tendo por base uma relação de proximidade "que por vezes se estabelece entre guardas e reclusos" devido ao contexto de privação de liberdade.
A 'Operação Gambito', realizada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção em Lisboa, Sintra, Leiria e Setúbal, que investiga suspeitas de crimes de tráfico de substâncias e métodos proibidos, associação criminosa, corrupção e favorecimento pessoal, deteve três homens em flagrante delito - ainda que um deles por posse ilegal de armas, facto lateral ao objeto da operação -, e levou à constituição de 10 arguidos, nove pessoas e uma empresa, tendo ainda sido realizadas 19 buscas domiciliárias e não domiciliárias, incluindo em dois estabelecimentos prisionais.
Segundo fonte policial, um dos estabelecimentos visados localiza-se no distrito de Lisboa, outro no distrito de Setúbal.
Foram ainda apreendidos "uma elevada quantidade de substâncias proibidas, (...) duas armas de fogo, duas carteiras de criptoativos contendo 150 mil euros, 26 mil euros em numerário, uma viatura de alta cilindrada, além de diversos elementos probatórios de extrema relevância para a investigação, tanto em suporte físico, como digital", precisou a PJ em comunicado.
Um dos arguidos, detentor da carteira de criptoativos apreendida, é um "grande importador" de anabolizantes, que têm origem sobretudo na Bulgária, mas também na Ásia, nomeadamente China e Índia, adiantou a fonte policial, que adiantou que o esquema montado para a importação das substâncias proibidas incluía ainda a "colaboração ativa" de uma empresa transportadora internacional.
Segundo a mesma fonte, funcionários dessa transportadora estariam ao corrente das identidades falsas criadas por este arguido para receber as encomendas, sabendo sempre que essas falsas identidades correspondiam, na verdade, ao importador e entregando as mercadorias no destinatário correto, com residência no concelho de Leiria.
Entre os detidos encontram-se companheiros de reclusos que, durante as visitas, entregariam as substâncias proibidas, e também o companheiro de uma visada na investigação, detido por posse ilegal de armas, encontradas durante as buscas domiciliárias.
Os restantes arguidos não detidos, incluem, para além do importador de substâncias proibidas, outros elementos que compunham a rede criminosa de importação e distribuição destes produtos nos estabelecimentos prisionais, incluindo um ex-recluso.
A empresa constituída arguida pertence ao importador de anabolizantes, mas não seria usada no esquema criminoso de importação, explicou fonte policial.
O tráfico de anabolizantes e substâncias proibidas é considerada uma alternativa segura em relação ao tráfico de droga, uma vez que pode revelar-se tão lucrativa como o tráfico de estupefacientes, mas com uma moldura penal bastante inferior, entre um a cinco anos de prisão, explicou fonte policial, acrescentando que este produto é "extremamente valioso" no meio prisional.
A mesma fonte manifestou ainda preocupações com a dimensão que o consumo deste tipo de substâncias assume em meio prisional, classificando-a como "uma pandemia" com graves riscos de saúde, havendo muitos consumidores a "comprar gato por lebre".
Os três arguidos detidos, portugueses e com idades entre os 39 e os 62 anos, são esta quinta-feira presentes a tribunal para aplicação de medidas de coação.
Questionada pela Lusa sobre a operação que visou dois estabelecimentos prisionais e constituiu arguidos dois guardas prisionais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) adiantou, que "acompanha o processo e que tomará as medidas disciplinares adequadas".
"Esta Direção Geral colabora estreitamente com os órgãos de polícia criminal no combate à entrada e circulação de produtos ilícitos em contexto prisional", acrescenta a resposta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.