page view

300 escuteiros de Braga aprendem a salvar vidas

Explicadas técnicas que podem ajudar quem sofre uma paragem cardiorrespiratória.

14 de outubro de 2018 às 09:20

Mais de 300 escuteiros dos agrupamentos de Braga participaram, este sábado, numa ação de formação em Suporte Básico de Vida que decorreu no Hospital de Braga. Dezenas de médicos e enfermeiros explicaram técnicas e conhecimentos sobre como atuar numa situação de emergência. Foram ensinados procedimentos para prestar uma primeira ajuda eficiente a quem sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

"São gestos simples que podem ajudar a fazer a diferença em situações de emergência, que ocorrem quando menos se espera", explicou António Costa, enfermeiro do serviço de Urgência e responsável pela formação na área de Enfermagem do Hospital de Braga. "O objetivo é transmitir esse conhecimento para que os participantes sejam capazes de agir quando depararem com uma situação destas. O que pretendemos é que as pessoas reconheçam a situação de emergência, façam o pedido de ajuda corretamente e ponham em prática alguns gestos fundamentais até à chegada da ajuda diferenciada", acrescentou.

"É muito importante para nós porque contribui, desde logo, para que possamos conhecer mais a comunidade e as suas necessidades e depois, efetivamente, consigamos intervir quando realmente importa", afirmou Alexandra Gonçalves, chefe do núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas.

"Queremos cuidar mais do próximo e estar mais envolvidos na comunidade. Acreditamos que é um dever partilhar com todas as pessoas aquilo que de melhor fazemos no Hospital de Braga", referiu Armanda Pereira, diretora de Recursos Humanos do Hospital de Braga.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8