page view

Militares vendem material de guerra

Ministério lançou concurso público para encontrar comprador.

03 de novembro de 2015 às 20:30

Serviram o Exército e a Força Aérea durante décadas. Ultrapassados, foram substituídos por outros mais modernos. Carros de combate M48, viaturas blindadas Panhard e peças de artilharia antiaérea de 40 mm – algumas das quais ainda testemunharam a Guerra do Ultramar – vão agora ser vendidas para sucata. O Governo espera conseguir 402 mil euros com o negócio.

Segundo explicaram ao CM fontes militares, o Exército tem as 91 peças de artilharia antiaérea de 40mm, as 22 viaturas blindadas AML Panhard e os 82 carros de combate M48A5 armazenados no Depósito Geral de Material do Exército, na Estrada do Infantado, Alcochete. O lote está a venda por 386 mil euros.

Já a Força Aérea tem 16 viaturas blindadas de transporte de pessoal para vender por 16 mil euros. Aguardam em Alverca, no Depósito Geral de Material da Força Aérea, serem encaminhadas para sucata e abate.

De acordo com os anúncios de concurso público esta segunda-feira publicados em Diário da República, é a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional – dependente do Ministério da Defesa – que gere a "alienação por via de desmilitarização, desmantelamento e recolha com destino a sucata de material de guerra obsoleto". Os concursos serão vencidos pela proposta mais elevada.

As AML Panhard chegaram a Portugal nos anos 60 e viram ação principalmente em Angola. Os tanques M48A5 vieram a partir de 1977.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8