page view

Ala Pediátrica do Hospital de São João em risco de ser decidida pela Justiça

Marta Temido confirma início das obras da futura ala Pediátrica para o final deste ano.

23 de fevereiro de 2019 às 06:00

O impasse para a construção da ala Pediátrica do Hospital de S. João, Porto, não tem fim à vista.

A ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu esta sexta-feira com a Associação Joãozinho e a Associação de Pais de Crianças com Cancro para anunciar que as obras deverão começar no final deste ano ou início de 2020 - como tinha sido revelado aquando da visita de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia de Natal.

Descontentes, as associações acusam o Governo de faltar ao prometido e de não ter intenção de fazer obra. Prometem avançar para tribunal.

"Apesar das promessas, o Governo está determinado em não fazer, nem deixar fazer", disse Pedro Arroja, da Associação Joãozinho. Também desapontado com o encontro ficou o representante dos Pais de Crianças com Cancro. "Resultados práticos são poucos. O que assistimos aqui foi a uma promessa que não passa disso", explicou Jorge Pires.

Agora, o caminho parece ser mesmo a Justiça. "Hoje fiquei com a certeza que já tinha: na próxima semana, vamos avançar com um ação contra o Hospital de S. João, obrigando-o a cumprir o contrato que assinou com a nossa associação [cedência de terreno] e retirar o serviço de sangue do espaço onde será construída a ala Pediátrica", disse Pedro Arroja, garantindo que não vai ceder à titularidade da obra.

E Jorge Pires vai apresentar uma queixa-crime para apurar responsabilidades no sucessivo adiamento. "O que estão a fazer é atirar-nos areia para os olhos. Pessoas que dizem uma coisa hoje e depois não cumprem têm de ser responsabilizadas", lamentou.

A ala Pediátrica funciona em contentores provisórios desde 2011.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8