page view

Despiste de autocarro atira 29 pessoas para a morte na Madeira

Autocarro caiu de uma ribanceira no Caniço. Há 27 feridos, dois dos quais portugueses.

17 de abril de 2019 às 19:05
A carregar o vídeo ...

Novas imagens mostram local da tragédia com autocarro na Madeira

Pelo menos 29 pessoas morreram esta quarta-feira na tragédia com um autocarro na Madeira. As vítimas são 11 homens e 18 mulheres. 

Das 29 vítimas mortais, uma é portuguesa e as restantes de nacionalidade alemã. Os turistas perderam a vida na queda do veículo por uma ribanceira. Já a vítima nacional foi atropelada pelo pesado.

Uma mulher, estrangeira, morreu já ao início da noite no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Há ainda 27 feridos a registar - todos de nacionalidade alemã à exceção do condutor e guia que são portugueses. 

Três dos feridos, dois de nacionalidade portuguesa, tiveram de ser encaminhados para o bloco operatório em estado grave. 

A carregar o vídeo ...

Meios de socorro procuravam vítimas debaixo do autocarro que se despistou na Madeira ao início da madrugada 

O autocarro despenhou-se por uma ribanceira na Quinta Splendida, no Caniço, Madeira. O acidente ocorreu na curva junto ao entroncamento da estrada da Ponta da Oliveira com a rua Alberto Teixeira. Tudo indica que o autocarro tenha perdido os travões durante o percurso, pouco tempo depois de abandonar o hotel. 

Segundo o CM apurou, o condutor do autocarro tentou evitar a tragédia, atirando o veículo pesado contra um muro. Testemunhas referem que na estrada ficou um rasto de peças da viatura.

De acordo com a Proteção Civil "todos os autocarros estão devidamente identificados" e "tudo estava em segurança".

O grupo estava em Santa Cruz e deslocava-se para o Funchal. O presidente da Câmara de Santa Cruz afirmou que o grupo estava hospedado na unidade hoteleira de Quinta Splendida. 

A carregar o vídeo ...

Autocarro cai de ribanceira na Madeira

Segundo a Proteção Civil da Madeira, o alerta para o acidente ocorreu pelas 18h30 e foram deslocados para o local vários meios, incluíndo duas viaturas de emergência médica, várias âmbulancias e uma viatura de apoio ao desencarceramento, no total de 19 veículos e mais de 40 operacionais.

Pelas 21h00 a Força Aérea já tinha em estado de prontidão os dois Falcon com as respetivas equipas médicas e um C295 para se deslocar à Madeira e transportar os feridos caso fosse necessário.

De salientar que foi criada uma morgue provisória junto ao aeroporto do Funchal para que os corpos das 29 vítimas sejam autopsiados.

Não há vítimas em risco de vida e feridos portugueses estão "estáveis"

Os dois feridos portugueses no acidente com um autocarro turístico na Madeira "estão estáveis" e não há vítimas em risco de vida, garantiram esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros e o vice-presidente do Governo Regional.

Falando aos jornalistas pouco minutos depois de aterrar na ilha da Madeira, o ministro Augusto Santos Silva afirmou que a informação de que dispunha é que "não há nenhuma pessoa em risco de vida neste momento".

Meios de socorro procuram vítimas debaixo do autocarro

Ao início da madrugada desta quinta-feira, os meios de socorro começaram a efetuar as operações para retirar o pesado do local da tragédia.

Antes de o levantar, com o auxílio de uma grua, os meios no local passaram largos minutos a inspecionar o local com lanternas para garantir que não havia mais vítimas debaixo do veículo ou nas proximidades.

O veículo só começou a ser levantado cerca das 3h00 desta quinta-feira.

Tragédia semelhante ocorreu há 13 anos

A 23 de dezembro de 2015, um autocarro de turismo também capotou, na zona de São Vicente, provocando cinco mortos e três feridos muito graves, entre eles um bebé de nove meses.

Casa trava queda do autocarro

A queda do autocarro só foi travada por uma casa existente naquela ribanceira. A viatura pesada parou cerca de 10 metros abaixo da estrada onde circulava. A habitação terá sofrido alguns danos.

PORMENORES 

Autocarro fretado

O autocarro que se despistou pertence à empresa SAM - Sociedade de Automóveis da Madeira e tinha sido fretado pela agência Travel One, com sede no Funchal. O autocarro acidentado tinha cinco anos de serviço e estava inspecionado.

IML envia equipa

O Instituto Nacional de Medicina Legal mobilizou à noite uma equipa de três médicos legistas e outros três técnicos para ajudar no processo de autópsias e identificação dos corpos. Partem esta quinta-feira de manhã e vão apoiar o Hospital Nélio Mendonça.

Apoio a familiares

José Dias, responsável pela Proteção Civil, avançou que foi criada uma linha de apoio aos familiares das vítimas. Há psicólogos a acompanhar familiares no hotel e no hospital.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8