Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Alerta de vento e chuva

O ano de 2009 despede-se com chuva e vento, eventualmente forte, um pouco por todo o País, previsão que leva a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a estender o alerta azul, o mais baixo numa escala de quatro, até às 21h00 de sexta-feira. Na Madeira, embora se espere redução da intensidade da chuva já durante o dia de hoje, ventos fortes continuarão a fustigar o arquipélago, pelo menos até quarta-feira. O vento é igualmente motivo de preocupação nos Açores. Os estragos provocados pelo mau tempo que se fez sentir na última semana continuam entretanto por resolver em várias regiões do País.
28 de Dezembro de 2009 às 00:30
As actividades na orla marítimas são desaconselhadas
As actividades na orla marítimas são desaconselhadas FOTO: direitos reservados

Ontem, à hora de almoço, o talude da ferrovia das minas de Neves Corvo, em Castro Verde, Alentejo, que no dia anterior fora intervencionado para escoar água acumulada, acabou por ceder. "A água rebentou o talude e escoou abruptamente. Não causou estragos nesta zona, mas a Protecção Civil de Mértola e do Algarve foi avisada para uma eventual subida do caudal do Guadiana", disse António João Colaço, vereador com o pelouro da Protecção Civil em Castro Verde. Tudo aconteceu quando se abria o novo troço de escoamento.

Os próximos dias não vão dar tréguas. O Instituto de Meteorologia pôs já em alerta laranja, o segundo mais grave, nove distritos do Norte edo Centro do continente: Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Bragança, Vila Real , Viana do Castelo, Braga e Porto. Prevê-se que amanhã e na quarta-feira a velocidade do vento possa atingir 120 quilómetros horários nas terras altas, bem como ocorrência de precipitação forte e eventual queda de neve nos pontos mais altos do Norte e Centro. O cenário adverso justificou a recomendação da ANPC no sentido de que a população continue "a observar as medidas de prevenção e de precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e às actividades na orla marítima".

APONTAMENTOS

FALHA DE ELECTRICIDADE

Eventuais pedidos de indemnização apresentados por clientes que nos últimos quatro dias ficaram sem energia na região Oeste de Lisboa serão analisados "caso a caso", anunciou ontem Ângelo Sarmento, administrador da EDP Distribuição, adiantando que 250 clientes continuavam sem energia, "situações residuais" para as quais prometeu uma solução em breve.

MADEIRA NO FIM-DE-ANO

"Prudência e bom senso" é o que o presidente da Protecção Civile Bombeiros da Madeira, Luís Neri, pede aos turistas que se desloquem ao arquipélago para celebrar a entrada em 2010. Os locais preferidos para a festa são os pontos mais altos, "também mais propícios aos ventos e às derrocadas".

AVIÃO REGRESSA

O avião da transportadoraaérea SATA oriundo de Lisboa com destino à Terceira, Açores, acabou ontem por voltarà capital devido às condições meteorológicas adversas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)