page view

Almirante português na Real Academia Sueca

António Silva Ribeiro foi admitido como membro correspondente Real Academia Sueca de Ciências Navais.

17 de novembro de 2025 às 14:00

O almirante António Silva Ribeiro, ex-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, foi admitido como membro correspondente da Real Academia Sueca de Ciências Navais, uma das mais antigas instituições científicas militares da Europa, dedicada desde 1771 ao estudo e desenvolvimento das ciências navais e dos assuntos marítimos.

A cerimónia inaugural da sua entrada na academia teve lugar em Karlskrona, esta segunda-feira. Na ocasião, o almirante Silva Ribeiro, que é cronista no Correio da Manhã, proferiu um discurso de posse subordinado ao tema “Os Açores na Estratégia Naval da NATO”.

Na intervenção, o almirante sublinhou a importância geoestratégica do arquipélago dos Açores para a Aliança Atlântica e para a segurança marítima no Atlântico Norte, destacando não apenas as rotas de navegação e o dispositivo militar, mas também a concentração de cabos submarinos de telecomunicações na região.

Foi igualmente nesta ocasião que apresentou, pela primeira vez, o conceito de “área nevrálgica” aplicado aos Açores, sublinhando o seu papel central nas linhas de comunicação, de vigilância e de fluxo de informação no Atlântico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8