Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Altice Portugal realiza primeira transmissão televisiva do país em rede de quinta geração

Passo foi realizado em parceria com a RTP.
15 de Junho de 2019 às 15:07
Alexandre Fonseca, CEO da Altice
alexandre fonseca altice
Alexandre Fonseca
Alexandre Fonseca
Alexandre Fonseca, CEO da Altice
alexandre fonseca altice
Alexandre Fonseca
Alexandre Fonseca
Alexandre Fonseca, CEO da Altice
alexandre fonseca altice
Alexandre Fonseca
Alexandre Fonseca
A Altice Portugal anunciou que protagonizou este sábado com a RTP "a primeira transmissão televisiva em Portugal" em rede de quinta geração móvel (5G), com o presidente da operadora a classificar este passo como "histórico e inédito".

Este momento "é histórico e inédito, sendo um orgulho para a Altice Portugal ter sido o operador a protagonizar a primeira transmissão televisiva em direto", afirmou à Lusa o presidente executivo da dona da Meo, Alexandre Fonseca.

O gestor sublinhou que a Altice Portugal "tem sido chave no 'roadmap' para o 5G" e referiu que "este é mais um passo para a liderança, tratando-se de uma demonstração em ambiente real de uma tecnologia do futuro".

"Aliás, os operadores de televisão serão uma das áreas que beneficiarão da implementação desta tecnologia, que garante maior eficácia associada a uma gestão mais eficiente de recursos", concluiu Alexandre Fonseca.

Em comunicado, a Altice Portugal adianta que na demonstração que decorreu no Altice Arena foi permitido interligar uma estação 5G, instalada naquele espaço durante o evento, a Monsanto para fazer uma transmissão na RTP, em direto, via 5G.

"A demonstração consistiu na ativação de um ecossistema pré-comercial de 5G, do terminal de cliente às plataformas de serviço. O equipamento terminal (router) foi desenvolvido para suportar a nova tecnologia, a qual consiste numa nova rede de rádio e numa nova rede de controlo 5G, bem como na utilização de um conjunto de antenas ativas, mais complexas e inteligentes. Com este sistema é possível atingir um débito de comunicação de até 1,7 Gbps [gigabytes por segundo]", explica a dona da Meo, na nota.

Em ambiente real e tendo o 'gaming' (universo dos videojogos) em pano de fundo, a Altice Portugal "garante, este fim de semana, a cobertura integral do Altice Arena com 5G durante o Moche XL Esports by Huawei, o maior evento de desportos eletrónicos da península Ibérica", conclui a operadora.

Entre as principais características do 5G estão a maior velocidade da transmissão de dados e uma maior conectividade entre os objetos.

Esta tecnologia vai impulsionar o desenvolvimento de veículos autónomos como de cirurgias à distância, por exemplo.

Em Portugal aguarda-se a decisão sobre qual vai ser o modelo de atribuição de licenças 5G.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)