page view

Papa salva Rui Pinto. Tribunal adia leitura de sentença do hacker

Hacker de 34 anos responde por um total de 82 crimes.

11 de julho de 2023 às 12:37

O Tribunal adiou a leitura da sentença do hacker, Rui Pinto, marcada para quinta-feira, por ser previsível que parte dos crimes pelo qual está a ser julgado sejam amnistiados, devido à vinda do Papa. "É entendimento do tribunal coletivo que mostrar-se-ia inútil e contrário à estabilidade inerente às decisões judiciais, a prolação de um acórdão que de seguida, dias depois, pudesse ter que vir a ser alterado".

O pirata informático, Rui Pinto, poderá ser ilibado dos 82 crimes no âmbito do processo Football Leaks: 68 crimes de acesso indevido, 14 crimes de violação de correspondência, seis crimes de acesso ilegítimo, um crime de sabotagem informática e um crime de tentativa de extorção.

Ao abrigo da Lei, o hacker pode usufruir do regime de perdão "de penas e de amnistia de infrações praticadas por jovens até às 00h00 de dia 19 de Junho de 2023, por pessoas que tenham entre 16 e 30 anos de idade à data da prática dos factos, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)", de acordo com um comunicado do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

"Sopesando o exposto, constata-se, assim, que se encontra iminente a entrada em vigor de uma Lei que irá colidir com a apreciação que cumpre fazer da responsabilidade criminal do arguido Rui Pinto relativamente a alguns dos crimes pelos quais se encontra pronunciado nos presentes autos, nomeadamente o crime de violação de correspondência e o crime de acesso indevido que, nas suas formas simples, são punidos precisamente com uma pena de prisão até um ano ou com pena de multa", diz o comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8