page view

Análise documental tira 1195 pessoas do curso de agentes da PSP

3392 candidatos concorreram para 800 vagas na PSP. Sindicato aponta para perigo de segundo concurso seguido sem preenchimento de vagas.

16 de março de 2025 às 01:30

Depois de 3392 pessoas se terem candidatado para a constituição de uma reserva de recrutamento destinada ao preenchimento de 800 vagas no curso de formação de agentes da PSP, 1195 ficaram pelo caminho logo na fase de análise documental.

A PSP confirmou oficialmente a informação. A fase de entrega de candidaturas decorreu entre 21 de janeiro e 11 de fevereiro. O primeiro método de seleção é a análise documental que, no concurso atual, apresentou 19 critérios eliminatórios. Questões de idade, de objeção de consciência, ou falta de pagamento de taxas, estão entre as causas eliminatórias. “Restam 2197 pessoas, e faltam as fases de testes físicos, escritos, psicotécnicos e de exames médicos”, explicou fonte oficial da PSP.

O Sindicato Independente de Agentes da PSP (SIAP) teme que, pelo segundo concurso consecutivo, “a PSP não consiga preencher as vagas que a tutela definiu”. “A juntar a isso, há 4 mil pessoas com condições para passar à pré-reforma na PSP. O risco de rutura na polícia não pode ser descartado”, concluiu Carlos Torres, presidente do SIAP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8