Paulo Macedo reforça prevenção das doenças cardiovasculares.
O ministro da Saúde apelou aos portugueses para que fumem menos e consumam menos sal, de forma a evitarem doenças cardiovasculares – a maior causa de morte no nosso País (30% em 2012).
Paulo Macedo, que ontem participou na abertura do 36º Congresso Português de Cardiologia, que decorre no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira, com 1700 participantes, defendeu que a melhor maneira de ter um bom coração passa pela prevenção.
"A mortalidade por doença isquémica cardíaca reduziu-se nos últimos 5 anos em 19,7% e é agora a segunda mais baixa na Europa. Por doença cerebrovascular baixou cerca de 19%. E por enfarte agudo do miocárdio o número de óbitos em 2013 foi 10% inferior ao verificado em 2008", frisou o governante, para quem continua a haver "desafios", nomeadamente "melhorar a acessibilidade aos cuidados diferenciados e esbater as assimetrias regionais". Paulo Macedo quer ainda melhorar a "interação" entre hospitais e cuidados primários e a "relação custo-efetividade das terapêuticas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.