page view

ASAE apreende 29 toneladas de peixe

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 29 toneladas de pescado em três camiões marroquinos interceptados na Via do Infante (A22) pela Brigada de Trânsito da GNR de Albufeira e também inspeccionados pela Alfândega de Faro. O produto apreendido foi ontem sujeito a perícias na Docapesca de Portimão.

12 de março de 2008 às 00:30

O pescado tem origem na Mauritânia e entrou no espaço comunitário pela fronteira de Algeciras (Espanha) carregado em três camiões marroquinos. Destinava-se ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, importado por três operadores portugueses. Cerca das 18h00 de anteontem, os três camiões foram detectados a circular “próximo uns dos outros” na A22, procedentes de Espanha. O comandante da BT- GNR de Albufeira, tenente Sanches Silva, explicou que os veículos foram mandados parar à vez, em locais diferentes, e depois reunidos no Nó de Messines.

Um selo menos preso e cheiro levantaram suspeitas aos homens da BT, que chamaram a Alfândega de Faro. Esta entidade confirmou a falta de documentos da alfândega de Algeciras e a ASAE foi chamada para verificar o estado do peixe.

Houve peritagens até às 04h00 de ontem. Os camiões foram guardados no parque das oficinas municipais de Albufeira e deslocados ontem de manhã para a Docapesca de Portimão, a fim de serem sujeitos a mais perícias, que decorriam ainda à hora do fecho desta edição.

ADVOGADO AMEAÇA PROCESSAR

Belmiro Sá Leal, advogado do importador Vasco Louro, ameaçou processar a ASAE por “abuso de poder”. Sá Leal queixa-se que o peixe demorou muito a ser libertado (foi pelas 15h00) e que o importador perdeu “mais de 18 mil euros”. Ao seu cliente foram apreendidas 7 toneladas de peixe, mas “apenas 80 quilos estava avariado” e por que se partiram caixas de acondicionamento de esferovite, diz o advogado.

A Alfândega de Faro fez despiste de cocaína e nada encontrou. A ASAE continuava ontem a fazer perícias, “peixe a peixe”, disse o director regional Manuel dos Santos. Sobre a ameaça, comentou: “Temos de ter paciência”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8