page view

Assassina namorada com golpe nas costas

Investigação da PJ afastou hipótese de Luís Catarino ter matado outra mulher em Vila Real.

04 de setembro de 2015 às 23:20

Um golpe na zona da coluna vertebral feito com um objeto contundente foi fatal para Maria Augusta Ernesto, de 32 anos, na noite de 27 para 28 de agosto de 2012. Foi atacada pelo namorado, Luís Catarino, quando estava de costas e terá tido morte imediata. O homicida atirou depois o corpo da vítima para uma mata em São Pedro de Arcos, Ponte de Lima. As ossadas da mulher, natural de Torres Novas, foram encontradas meses depois. Três anos depois do crime, Catarino está agora acusado de homicídio qualificado.

O homem, de 58 anos e natural de Vilar de Maçada, está ainda acusado pelo crime de profanação de cadáver, furto qualificado e detenção de arma proibida.

A investigação afastou para já a hipótese de o homicida ter estado também envolvido no desaparecimento de outra mulher, Judite Carvalho, que ocorreu em maio de 2013, em Vila Real. Não surgiram até ao momento provas que sustentem esta tese.

No despacho de acusação, o Ministério Público de Ponte de Lima pediu que Catarino – que se encontra em prisão preventiva desde março, altura em que foi detido pela PJ de Braga – seja julgado por um tribunal de júri. Está já a ser realizada a seleção dos jurados que vão participar no julgamento.

Luís Catarino sempre foi um homem violento. Cumpriu inclusive uma pena de sete anos de cadeia por ter tentado violar e matar uma menor de 16 anos durante o ano de 2001.

Na noite de 27 de agosto de 2012, por volta das 23h00, Maria Augusta – que estava a viver com o homicida em Ponte de Lima – ligou para a esquadra da PSP de Torres Novas, onde o pai trabalhava, a pedir ajuda. O telefonema desligou-se repentinamente. A mulher – que tinha um filho menor – terá sido morta precisamente nessa altura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8