page view

Burlavam idosos para roubar ouro

Quatro homens e duas mulheres foram ontem detidos pela GNR. São suspeitos de mais de uma centena de crimes nos distritos de Aveiro, Porto e Lisboa.

18 de novembro de 2014 às 19:13

É suspeito de mais de uma centena de crimes. O grupo, organizado e que fazia da atividade ilícita um modo de vida, dedicava-se sobretudo a burlar idosos para roubar peças de ouro. Atuaram um pouco por todo o País, com predominância nos distritos de Aveiro, Porto e Lisboa. Quatro homens e duas mulheres, pertencentes ao gang, foram ontem detidos no âmbito de uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santa Maria da Feira, que começou em junho.

Os detidos, entre 23 e 62 anos e todos familiares, escolhiam as vítimas, quase sempre pessoas com mais de 70 anos, e estudavam-nas. Depois, iam a casa delas e faziam-se passar por familiares ou próximos da família. Com o pretexto de que iam ser donos de lojas de venda e compra de ouro, os burlões pediam aos idosos se podiam emprestar peças de ouro para as fotografar e expô-las nos supostos estabelecimentos. Posteriormente, metiam as peças num saco, mas entregavam às vítimas o saco errado, sem ouro ou com peças de bijutaria. Os burlões vendiam depois as peças para ficarem com o dinheiro. E dedicavam-se também a furtar roupa em lojas. Nos últimos meses, só no distrito de Aveiro, o grupo cometeu mais de 50 crimes. Vivia ainda em casas com uso ilícito de eletricidade.

Durante as 17 buscas, foram apreendidos 3500 euros, sete viaturas, entre as quais um BMW X6 e um Mercedes topo de gama, diversas peças de ouro, vestuário e armas de fogo. Os detidos vão hoje a tribunal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8