page view

Burlonas sacam 120 mil € pela net

Pagavam contas bancárias onde punham dinheiro desviado.

24 de fevereiro de 2016 às 12:39

Era através de mensagens de email ou páginas ‘mascaradas’ para se assemelharem às dos bancos que a rede enganava os mais distraídos. As vítimas colocam os dados secretos das contas nesses sites falsos, dando aos burlões acesso ao dinheiro. O grupo sacou pelo menos 120 mil euros a portugueses. Quatro mulheres foram detidas pela PJ e sete outras pessoas constituídas arguidas.

Segundo apurou o CM junto de fonte policial, as quatro detidas - entre os 22 e os 27 anos e uma delas portuguesa - tinham papéis diferentes na rede e atuavam a partir de Portugal, pelo método de burla na banca online conhecido por ‘phishing’. Uma delas chefiava. Outras angariavam quem ‘emprestasse’ contas bancárias para destino do dinheiro desviado. Estes, conhecidos por ‘mulas’, recebiam 5 a 10% de comissão do total que passava nas suas contas. Foram cativados através de propostas de emprego de supostas empresas que diziam "apenas necessitar da conta bancária do visado" como plataforma para transferir dinheiro para o estrangeiro.

Para colocarem a circular e ‘lavar’ o dinheiro retirado ilicitamente das contas das vítimas, a rede fazia compras, transferências internacionais (principalmente para o Brasil), levantamentos e compra de divisas. Entre os arguidos estão pessoas que eram pagas para levantarem encomendas em nome da rede criminosa.

O número de vítimas identificado pela Operação Salto Alto da PJ de Lisboa "está ainda a crescer", afirma a fonte. As detidas estão em liberdade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8