Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Caldas de Monchique vendidas por 7 milhões

Assembleia Municipal aprovou isenção do pagamento de imposto, no valor de 500 mil euros.
José Carlos Eusébio 8 de Dezembro de 2018 às 09:45
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue
Caldas de Monchqiue

As Caldas de Monchique, um dos principais ex-líbris da serra algarvia, vão ser vendidas pela Fundação Oriente a um grupo privado por mais de 7 milhões de euros. A Assembleia Municipal (AM) de Monchique aprovou a isenção do pagamento de cerca de meio milhão de euros, correspondente ao Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT), por considerar que se trata de um investimento importante para o desenvolvimento do concelho.

Rui André, presidente da câmara, revela que a isenção de IMT aprovada pela AM obriga a contrapartidas por parte da empresa, nomeadamente "a criação de mais postos de trabalhos, a renovação do edificado das Caldas e o embelezamento e intervenção no espaço verde envolvente". E adianta que se trata de "um contrato, com um plano de execução".

O autarca monchiquense defende que as autarquias do interior "não têm muitas ferramentas para atrair investimentos", defendendo que o Governo devia criar mecanismos de discriminação positiva.

Atualmente, o município também nada recebia porque, diz Rui André, "a Fundação Oriente, por ser uma fundação, não paga impostos e quando adquiriu as Caldas também não pagou". O autarca acredita que com a dinamização das termas e o aumento da procura turística a câmara poderá no futuro obter receitas importantes.

O consórcio comprador integra dois investidores da área do turismo e uma empresa ligada à Águas de Monchique. A requalificação das Caldas poderá representar um investimento de cerca de dois a três milhões de euros, a concretizar ao longo dos próximos dois anos.

Rui André Caldas de Monchique Caldas de Monchique Fundação Oriente Assembleia Municipal IMT Governo Águas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)