GNR averigua se foi pedida a autorização obrigatória.
A GNR está a averiguar se os seis caminheiros que, no sábado, tiveram de ser socorridos quando faziam o trilho das Minas dos Carris, no Gerês, tinham a autorização obrigatória para percorrer aquela zona protegida. Os montanhistas arriscam-se a pagar uma coima que pode chegar aos 500 euros.
Caminheiros multados por percorrer reserva no Gerês
O local onde o grupo ficou em apuros é um dos que estão classificados no Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês de "proteção total". O que significa que, para o atravessar, é necessário obter uma autorização prévia por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Fonte da GNR confirmou ao CM que estão a ser reunidas informações sobre as autorizações e que o caso deverá ser encaminhado para o ICNF. Mais do que um castigo, a GNR quer que esta atitude sirva de alerta para quem pensa em percorrer zonas mais arriscadas do parque. No sábado, um grupo de seis caminheiros, de Braga e Amares, teve de ser resgatado pelos bombeiros e pela GNR, após momentos de aflição, quando percorria o trilho. As operações duraram 12 horas e só terminaram já de madrugada. Um dos elementos do grupo caiu num ribeiro e teve de ser transportado de maca durante vários quilómetros. Foi hospitalizado em Braga, por estar com sintomas de hipotermia. Teve alta no próprio dia.
Os seis homens, entre os quais um rapaz de 14 anos, foram identificados pela GNR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.