page view

Carta para jovem que morreu por falta de médicos

Testemunho da namorada está a emocionar o País.

23 de dezembro de 2015 às 15:32

David Duarte, de 29 anos, sofreu uma hemorragia cerebral resultante da rutura de um aneurisma. Deu entrada no hospital de Santarém na sexta-feira, dia 11, com dores de cabeça, sem conseguir falar e paralisado do lado direito. Não foi operado no Hospital de São José por ser fim de semana e não haver médicos disponíveis. Morreu na segunda-feira. Agora, a namorada escreveu uma carta ao semanário Expresso a contar tudo o que aconteceu.

Uma das partes mais emocionantes da carta é o momento em que Elodie Almeida, namorada da vítima, recorda o dia em que o jovem foi transferido para o hospital onde viria a perder a vida. "Apenas tive tempo de lhe dar um beijo. Ele abriu os olhos e eu disse-lhe: ‘Eles vão cuidar de ti.’ Foi de imediato transferido pelo INEM, penso que seriam cerca de 18h", escreveu.

"Ali anunciaram-nos, descontraidamente, que se tratava da rutura de um aneurisma, que o sangue se espalhou pelo cérebro e que, geralmente, estes casos de urgência teriam de ser tratados de imediato, ou seja, o doente teria de ser logo operado. Mas como os médicos referiram, infelizmente calhou ser numa sexta-feira, logo não iria haver equipa de neurocirurgiões durante o fim de semana. O David teria de aguardar até segunda para ser operado. Deram-me a entender que o sangue espalhado pelo cérebro poderia, muito provavelmente, causar sequelas e posteriormente múltiplos AVC", recordou.

Elodie Almeida afirma que tanto ela como a família de David Duarte só tiveram conhecimento da morte porque ligavam várias vezes para o hospital para terem novidades sobre a evolução do estado de saúde da vítima.

"Chegámos ao Hospital de São José e aí anunciaram-nos que o David tinha tido morte cerebral e que seria irreversível. Não me deram mais detalhes. Completaram esta grave notícia, anunciando que no mesmo dia ou no dia seguinte ele seria operado para a doação de alguns dos seus órgãos", acrescentou a namorada de David Duarte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8