page view

Comida escolar é "hipocalórica"

Valor energético é inferior ao aconselhado pela OMS.

09 de abril de 2015 às 17:02

As escolas primárias da área metropolitana de Lisboa servem refeições hipocalóricas, ou seja, com valor energético abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A conclusão é do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que no ano letivo de 2012/2013 analisou 36 refeições, recolhidas em 36 escolas.

"O valor energético de 69% das refeições é inferior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Já o teor de proteína, em 50% das refeições analisadas, é superior ao valor recomendado", revela o estudo.

Cada refeição incluía sopa, prato principal (baseado em carne ou peixe), acompanhamento glucídico (arroz, massa, batata ou leguminosas), acompanhamento hortícola e/ou salada, sobremesa (gelatina ou fruta) ou um produto lácteo (iogurte) e pão de mistura.

Para inverter o elevado número de refeições hipocalóricas, o INSA alerta para a "necessidade de as câmaras, serviços de saúde e empresas estabelecerem programas de vigilância nutricional, de forma a garantir a qualidade nutricional das refeições".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8