page view

Confirmado erro clínico na transfusão de sangue no caso da idosa morta após ataque de bode

Apesar da falha, o CHMT considerou não haver "nexo de causalidade entre o incidente e o óbito".

01 de outubro de 2021 às 17:10

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou esta sexta-feira a ocorrência de erro clínico numa transfusão de sangue em Abrantes, mas assegurou não haver "nexo de causalidade entre o incidente e o óbito" de uma mulher de 81 anos.

Em comunicado enviado à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Francisco Ramos, refere que, "na sequência das conclusões de um inquérito" foi deliberado a "instauração de um processo disciplinar aos intervenientes identificados como responsáveis por um incidente detetado relativamente a uma unidade não universal de sangue disponível para transfusão de urgência", no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, na unidade hospitalar de Abrantes.

O responsável realçou ainda que, do inquérito, que confirma o erro clínico, "não foi possível apurar, no entanto, um nexo de causalidade entre o referido incidente e o óbito da vítima".

A mulher terá sido atacada há três semanas por um bode, na freguesia do Pego, em Abrantes, e encaminhada para o hospital.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo agrega os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8