Erva alta propagou as chamas que calcinaram 422 carros.
1 / 22
Quando o fogo deflagrou no estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, quarta-feira às 14h50, destruindo por completo 422 carros e uma moto e danificando outras nove viaturas, apenas estava no recinto – com 28 hectares e perto de 5 mil pessoas – uma viatura com 4 elementos dos sapadores florestais da autarquia, lamentaram ao CM vários dos lesados e confirmou o presidente da câmara, António Pita, e a organização.
Segundo explicou ao CM Tiago Mendes, que viu o seu carro engolido pelo fogo, mesmo esses sapadores tiveram dificuldade em aceder às chamas. "Depararam-se com um portão fechado e teve de se encontrar um corta arame", disse. Denunciou a falta de uma viatura de combate a fogos dos bombeiros, que existia em outros anos e passou a estar presente desde ontem. Outros festivaleiros acusam a organização de ter descurado a segurança. "O estacionamento não era mais que um palheiro. Aqui batem temperaturas elevadas e basta uma palha entrar no escape para começar o fogo e arde tudo", afirmou Joel Valente, de Almada, que salvou o carro "à última" e ontem ia para casa. "Não estou seguro. A minha filha aleijou-se a fugir para dentro da barragem. Gerou-se um pandemónio – com crianças perdidas e famílias separadas – e não foi tragédia por causa do vento, que estava em sentido contrário do campismo. Era tudo previsível. O pasto onde nos mandaram estacionar tinha meio metro", lamentou. Terá sido essa palha a propagar as chamas por baixo dos carros, pegando fogo às zonas menos protegidas das viaturas.
É ainda criticada a falta de extintores visíveis no interior do recinto, bem como a alegada inexistência de um sistema sonoro de aviso para todo o recinto e o desrespeito das placas de proibição de fumar e fazer fogo.
Veja as imagens de drone exclusivas da CMTV
A Proteção Civil confirmou que o único meio de combate a incêndios no local era a equipa de sapadores florestais. A organização refere que eram os meios previstos no plano de segurança aprovado pela autarquia. E garante a existência de extintores "em todos os pontos importantes" e que estavam ontem a ser recarregados após terem sido usados no fogo.
Nada ainda decidido quanto aos seguros
A Caixa Agrícola Seguros, que assinou a apólice de responsabilidade civil com a organização do Andanças – a associação Pé de Xumbo –, assegurou ontem que vai cumprir com as suas responsabilidades na sequência do incêndio que danificou quatro centenas de viaturas. Mas alertou que o seguro "pode ou não ser suficiente para cobrir os danos", recusando-se a divulgar o valor contratado – recorde-se que, numa estimativa por baixo, e se cada carro atingido for avaliado em 5 mil euros, estão em causa prejuízos superiores a dois milhões de euros.
A Associação Portuguesa de Seguradores aconselhou os proprietários dos carros danificados a acionarem os respetivos seguros individuais. Já a Deco alertou que "quem tem cobertura de incêndio no seguro automóvel deve ativá-la de imediato". "Se a apólice não a inclui, o consumidor terá de aguardar até as responsabilidades estarem apuradas", sendo cenários possíveis "o acordo entre seguradoras ou pagamento pela organização".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.