Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Desvia bens de um lar para clínica da mulher

PJ apanhou os materiais desviados de centro de apoio a idosos.
Sérgio A. Vitorino e Sónia Trigueirão 29 de Março de 2016 às 01:45
O enfermeiro  continua a trabalhar no Centro de Apoio a Idosos Dependentes (CAID), da Santa Casa de Setúbal
O enfermeiro continua a trabalhar no Centro de Apoio a Idosos Dependentes (CAID), da Santa Casa de Setúbal FOTO: Bruno Colaço
Um enfermeiro do Centro de Apoio a Idosos Dependentes (CAID), da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, foi apanhado a desviar material do lar onde trabalha para uma instituição da própria mulher. Ao que o CM apurou, este caso foi investigado pela Polícia Judiciária de Setúbal, que já remeteu o processo para o Ministério Público, com uma proposta de acusação – o material foi encontrado durante buscas.

A investigação da PJ teve origem numa denúncia anónima e levou a que as autoridades fizessem buscas, há cerca de dois meses, no lar da Santa Casa da Misericórdia e na instituição que é dirigida pela mulher do enfermeiro, uma clínica.

Foram também ouvidos vários funcionários do lar. Sabe o CM que, no decorrer das buscas da PJ, foram encontrados materiais sobretudo clínicos como pensos, seringas, agulhas, fraldas, medicamentos, desinfetantes e outros produtos, cujos números de série coincidiam com os lotes que deviam constar no stock do lar da Santa Casa. O enfermeiro em causa, sabe o CM, continua a trabalhar no CAID. Fonte conhecedora do processo revelou que a situação no lar se tornou insustentável quando começaram a faltar bens que eram necessários para os utentes do lar.

O CAID acolhe vários idosos que estão total ou parcialmente dependentes, providenciando que recebam cuidados gerais, de vida, de higiene e de saúde. Funciona também como hospital de retaguarda, acolhendo pessoas que, uma vez recebida alta hospitalar, não dispõem de condições para que regressem aos domicílios.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)